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sábado, 5 de setembro de 2009

Como mestrar em 8 passos

Primeiro passo

Voce tem que inventar um eboço de sua aventura. Exemplo, minha aventura começa em uma masmorra onde os personagens vão passar por várias armadilhas e enfrentar monstros não muito fortes, a história começa em uma pequena vila onde o mestre que ensina os personagens a batalhar é capturado por um grupo de zumbis malignos que não gostam de luz do sol e por isso eles vão para uma masmorra.

Segundo passo
Crie o objetivo da aventura.Exemplo na minha aventura eles estão indo para uma masmorra para salvar o mestre que foi capturado por zumbis.


Terceiro passo

Crie o local onde a aventura se passará.A minha aventura se passará em uma masmorrra velha onde não entra luz do sol , o piso é cheio de musgo e as paredes são naturais e respingam água, o teto é cheio e estalactites.Se os personagens correrem ali eles provavelmente irão escorregar.

Quarto passo
Crie o mapa e se voce quiser uma maquete para facilitar o seu jogo.

Quinto passo
Crie as armadilhas. Exemplo: No primeiro corredor tem um alcapão que está escondido embaixo de um tapete de veludo.

Sexto passo
Crie os encontros(onde os aventureiros encontram com monstros e eles lutam ou fogem).Exemplo na minha aventura eles no terceiro quarto da esquerda vão encontrar 3 zumbis com roupas normais e nenhuma armadura só que seus dentes afiados além do normal.

Sétimo passo
Crie a ficha de personagens dos monstros.Exemplo os zumbis da minha aventura tem inteligencia 2, força 12, destreza 7, carisma 1, sabedoria 0, constituição 9.Os pontos de vida dele são 17 e ele quando morde tira mais vida do que o normal porque a saliva dele é super áçida.

Oitavo passo
Crie o tesouro ou o local onde os aventureiros vão completar seu objetivo(se eles forem completar).Exemplo, na masmorra os aventureiros não vão encontrar nenhum tesouro,mas eles vão encontrar seu mestre amarrado no andar inferior.

Nono passo
Tente prever as ações dos jogadores para fazer uma descrição melhor.

Décimo passo
Se lembre que todas as ações dos jogadores sempre tem efeito sobre o jogo e deixe o jogo mudar de acordo com as escolhas deles, senão o jogo vai ficar menos divertidos.

E SE LEMBRE UM BOM MESTRE GERA GRANDES JOGOS.

6 comentários:

  1. po cara valeu mermo, vc e 10, agora eu vou ser um bom mestre, ta ai meu e-mail:fabiosilva781@hotmail.com

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  2. ei cara valeu ai a galera se amarro pelo voto melhor mestre do que eu só você

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  3. muito legal, to muito afim de mestrar uma partida

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  4. valeu agora vou criar um rpg melhor

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  5. Quer criar um jogo bem divertido mesmo?
    Minha dica é criar o mundo bem detalhado.
    Não digo pra criar todas as casas e NPCS possíveis na face da terra.Apenas faça um esboço de como é uma localidade,quem pode estar por lá e de que manera eles poderam alterar o jogo.sso vai fazer os improvisos sairem bem mais naturais.
    Faça um esboço de todos os NPC que pode encontrar e faça uma personaldade para cada um.
    Force os seus jogadores a desenvolverem um preludio (uma histora que não seja morte dos pais) antes dos jogos,de preferência dias antes da partida para que você possa ler.
    Adotar defeitos e qualidades,tanto dentro do sistema como fora dele, também vale.
    Agora assim,você pode estabelecer um ponto em comum..
    Evite formas como "encontros na tavena ou um chamado do rei" a menos que os jogadores favoreçam pra isso sendo membros importantes da realeza ou de moral alta no reino.
    Tente forjar um objeto em comum para os personagens(por isso gosto de mestrar para no max 4 pessoas)
    e desenvolva as historias sepaadamente e depois faça o encontro.

    Dicas extras:
    1-O objetivo do jogo não é "Eu tenho que matar seus jogadores"
    2-Não faça muitas insinuações ou descrições demasiadas no jogo.
    ex: Você chega na taverna e você olha um homem sentado no fundo com cabelos negros,de olhar assustador,180cm,um cicatriz de queixo a orelha cmo vestimentas velhas e uma bota lambuzada de lama..
    Isso é um pitada de "esse cara é importante,fale com ele logo!' Apenas detalhe dessa forma se parecer conveniente ou o jogador quiser.
    Forçar o jogadortorna o jogo obviamente linear e chato.
    3-Você detém o poder da narração.Evite jogar mil dados para qualquer coisa,enveis de fazer testes de acerto e dano e esquiva,apenas diga que aquele guerreiro amigo de infãncia morreu na sua frente.
    4-Jogar rpg não se resume só a pilhagem-recompensa,já me aventurei em um crônica de 5 partidas e só houve 1 único combate.
    Foi a melhor crônica que já joguei!




    Até !!

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  6. Ae, as dicas foram boas, nunca mestrei antes e to querendo começar uma campanha.
    Vou usar todas as dicas do blog e a do Anonimo aí
    Espero criar uma boa partida e que no futuro eu faça uma bem foda mesmo
    Valeu

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